segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Levante na 6ª Parada Orgulho de Ser LGBT de Vitória da Conquista

 Aconteceu no último domingo, 9, a Parada do Orgulho de Ser LGBT em Vitória da Conquista/BA. O evento, que já chega a sua sexta edição, fez parte da Semana da Diversidade, que começou no dia primeiro e segue sua programação até o dia quinze de Novembro.

A Parada do Orgulho de Ser LGBT é um ato político importante para a visibilidade da pauta da diversidade sexual e da pluralidade da identidade de gênero existente entre as pessoas. Além da luta pelos direitos fundamentais, a Parada cumpre o papel de denuncia e combate à LGBTfobia existente ainda nessa sociedade machista patriarcal.

O Levante Popular da Juventude esteve inserido na construção da Semana da Diversidade da cidade, e no dia 04, quarta-feira, realizou na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia uma mesa com o tema “TRANSformando a Universidade” que fez um debate importante quanto à luta das pessoas trans na universidade pela implantação e funcionamento do nome social, bem como à resistência de se estar na universidade, espaço esse que também invisibiliza suas identidades.

Durante a 6ª Parada, Joanne Nahla – militante do Levante – ressaltou o quanto aquele momento era importante para luta e resistência das pessoas trans de Vitória da Conquista, visto que é uma cidade com altos índices de mortes dessa população. William Martins, também do Levante, trouxe a temática do conservadorismo dos nossos representantes federais que tanto atacam os direitos LGBT num Congresso extremamente fundamentalista que não representa o povo brasileiro e elencou o deputado Eduardo Cunha como inimigo número um do público LGBT e das mulheres, com suas manobras reacionárias para aprovação de um pacote de medidas conservadoras com as ditas bancadas da bíblia, do boi e da bala.

Mesmo com esse atividade extremamente importante para a luta LGBT na cidade, algumas falas iam no sentido da generalização das diversas orientações sexuais e identidades de gênero como sendo apenas o movimento gay, ou mesmo, homossexual. É importante enfatizar a postura do Levante Popular da Juventude quanto o respeito a essa diversidade, construímos cotidianamente o movimento LGBT, e não o movimento GGGG (somente movimento gay), respeitando as diversas vivências sexuais e legitimando as identidades de gênero.

“Que as ruas sejam cada dia mais nossas, cada dia mais coloridas com o nosso amor!”

Levante contra a LGBTfobia!

Venceremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário