sábado, 14 de novembro de 2015

Jovens organizam atos na Bahia exigindo a saída de Eduardo Cunha


Salvador

Jovens de diversas organizações, movimentos sociais e independentes realizaram protestos e intervenções em todo o país nessa sexta-feira 13, tendo como principal bandeira a saída do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do comando da Casa Legislativa. Com grande mobilização nas redes sociais, as confirmações de interesse e participação no evento do facebook já ultrapassaram a marca de 70 mil pessoas. 
Feira de Santana

Na Bahia, aconteceram atividades e intervenções urbanas em mais de 10 cidades, como Cachoeira, Guanambi, Brumado, Jequié, Feira de Santana, Salvador, Vitória da Conquista, Caetité, Ilhéus, Cruz das Almas. Em Salvador e Itabuna aconteceram atos no centro da cidade, somando juntos mais de 300 pessoas.  Em Feira de Santana, Cruz das Almas e Vitória da Conquista aconteceram eventos no centro da cidade com apresentações culturais, panfletagem, batucada e intervenções lúdicas. Em Cachoeira, uma faixa dizendo "Fora Cunha" foi estendida na ponte Cachoeira-São Félix, local histórico da região. Lambes e "faixas decoraram" as ruas de diversas cidades pelo estado. 

Cachoeira
Para Patrícia Chaves, coordenadora nacional do Levante Popular da Juventude, "Essa mobilização tem o objetivo de mostrar para a sociedade e para o Congresso que não estamos satisfeitos com a forma de fazer política". Thays Carvalho, também da coordenação nacional, afirma que "Cunha é hoje o maior inimigo da juventude brasileira e representa o conservadorismo e retrocesso do atual sistema político. É preciso tirar Cunha do poder sim, mas entendemos que só através da Constituinte conseguiremos uma real transformação na política."

O Levante Popular da Juventude já vem realizando diversas ações exigindo a saída de Cunha da Câmara, como o escracho que ocorreu em frente à casa do Deputado em Brasília no dia 2 de novembro. Ainda na quarta-feira (4), houve a “devolução” dos dólares da Suíça durante uma entrevista coletiva, fato que levou à prisão dos militantes Thiago Ferreira e Carla Bueno. Além disso, o movimento realizou uma série de intervenções por todo o país.

Itabuna

Vitória da Conquista
Além da Bahia, os outros estados mobilizados foram Espírito Santo, Goiânia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará, Piauí, Alagoas, Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.

 











Nenhum comentário:

Postar um comentário