terça-feira, 3 de novembro de 2015

Movimento Estudantil de Serrinha tem conquista histórica para as e os estudantes da classe trabalhadora



No dia 23 de outubro vivenciamos um momento histórico na consolidação de políticas voltadas para a Permanência Estudantil. Tivemos, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI, Serrinha-Ba - após muita luta do Movimento Estudantil de Serrinha- a inauguração da nova Residência Universitária dos Estudantes de Serrinha (RUES).

Com efeito, pouco tem-se avançado no que se refere à  Permanência Estudantil nas Universidades Estaduais da Bahia, pois ainda não conquistamos o percentual de 1% para permanência Estudantil dos recursos destinados para as UEBAS, esta que é uma pauta histórica do ME.
Nós, da classe trabalhadora conseguimos adentrar a Universidade, porém, permanecer tem sido um grande desafio. As dificuldades são decorrentes, principalmente, da falta de políticas, especificas de permanência.

A RUES inaugurada em Serrinha nos faz acreditar que lentamente, começamos avançar. Vale destacar, no entanto, que esta conquista não foi tão fácil, é resultado de um longo processo de luta a partir de uma correlação de forças formada pelos estudantes de Serrinha, movimentos sociais e demais entidades estudantis (como: DA’s e DCE).

Isso nos faz perceber o potencial transformador do ME, que historicamente esteve a frente das principais lutas em prol da conquista de direitos para a classe trabalhadora e consolidação de nossa democracia. Tudo isso condiz com o Projeto de Universidade Popular pautado pelo Levante. Uma Universidade Publica que garanta a inclusão e permanência da massa que historicamente esteve excluída deste espaço.

Assim sendo, nós do Levante Popular da Juventude, saudamos o Movimento Estudantil de Serrinha por essa conquista e seguiremos juntos lutando por mais permanência e conquistas, seguiremos pautando os Restaurantes Universitários (RU’s), Creche com brinquedoteca, entre outros gargalos históricos inerentes a permanência da classe trabalhadora na Universidade. Afinal, a nossa luta é todo dia, por Universidade Publica de qualidade, permanência e cidadania.

Levante em defesa da Educação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário