sábado, 25 de julho de 2015

Levante realiza Seminário Estadual de Movimento Estudantil na Bahia



Nos dias 25 e 26 de julho, acontece em Vitória da Conquista o Seminário Estadual de Movimento Estudantil do Levante Popular da Juventude da Bahia. O encontro, que será realizado na Casa 2 de Julho, tem como objetivo analisar a conjuntura nacional e estadual da educação, discutir o projeto popular para as universidades, além de planejar a atuação do Levante dentro do movimento estudantil para o próximo período.

Greve das universidades

O Seminário se insere num grave contexto da educação baiana. As principais universidades do estado estão em greve, sendo que as estaduais paralisaram as atividades há mais de 60 dias por conta dos cortes orçamentários e antigas reivindicações das categorias. No último ato das UEBAs, realizado no dia 15 de julho, o Levante de todo o estado se mobilizou para ocupar o prédio da Secretaria de Educação em Salvador. Além disso, Levante, MPA e MST realizaram um ato na Secretaria de Desenvolvimento Rural pautando o fornecimento da alimentação dos restaurantes universitários via agricultura familiar, através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). O encontro será um momento para avaliar esse processo e também discutir e fortalecer nossas bandeiras de luta, sobretudo para as pautas estudantis.

A UNE e o Projeto Popular para a Educação

Pouco mais de um mês após a realização do Congresso da UNE, o encontro também será um momento de retomar o debate da educação a nível nacional e o papel da União Nacional dos Estudantes no processo de construção de um projeto popular para as universidades. Além disso, o seminário contará com a presença e experiência de Rui Medeiros, um ícone baiano no movimento estudantil das décadas de 60 e 70 e grande lutador do povo durante a ditadura militar.

De norte a sul do estado, o Levante mobiliza estudantes de todas as regiões para participarem do Seminário. Será um fim de semana de muita formação e organização para termos ainda mais força na luta por uma educação pública, gratuita, popular e de qualidade!





Nenhum comentário:

Postar um comentário