sexta-feira, 1 de maio de 2015

Ato da Democratização da Mídia - Acampamento da Juventude Popular

   Acontece em Vitória da Conquista, entre os dias 30 de abril e 03 de maio, o É pra Mudar! Acampamento de Juventude Popular. Cerca de 300 jovens reunidos pela construção do Projeto Popular para o Brasil. Em paralelo ao acampa acontece também o III Festival da Juventude da cidade, que em sua abertura o Levante Popular da Juventude junto aos jovens do Acampamento fizeram uma intervenção referente à democratização da mídia.

   A juventude não se vê nos grandes meios de comunicação do nosso país. O/A negro/a, o/a LGBT, o/a camponês/a, o/a morador/a das periferias, as mulheres não possuem voz nesse sistema machista, patriarcal, racista e lgbtfóbico que a grande mídia brasileira representa. Dessa forma, a democratização da mídia se torna uma pauta prioritária da juventude popular, que aponta a Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político como a saída das diversas barreiras da construção de um projeto que realmente tenha a cara do povo brasileiro.


   “Para a mídia melhorar, queremos democratizar, e se o povo se unir, a rede globo vai cair, vai cair, vai cair” foi a mensagem deixada na intervenção. O ataque direto à rede globo se dá justamente por conta do monopólio que o grupo exerce na comunicação do país. E se por acaso achar que essa juventude é baderneira coisa e tal, está enganado/a , “É pra mudar – Com essa política assim não dá , Constituinte Já!” era a solução trazida por esses jovens construtores de um novo projeto de sociedade.

 

   A intervenção causou impacto no ambiente da abertura do Festival da Juventude  que aconteceu numa área nobre da cidade e contava com a participação de muitas pessoas da classe média. A juventude popular, do campo e da cidade, compreendendo que o Festival é também um espaço de disputa, interviu de forma a deixar sua identidade no espaço.

É só o começo, quando o campo e a cidade se unir, a burguesia não vai resistir.


A Juventude do Brasil, é fogo no pavio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário