sábado, 2 de maio de 2015

Acampamento da Juventude Popular reúne a juventude baiana que é fogo no pavio!

   Começou na última sexta-feira (30) e vai até o dia 03 de maio o “É pra Mudar – Acampamento da Juventude Popular”, evento que reúne cerca de 300 jovens de toda a Bahia em Vitória da Conquista. Construído por diversos movimentos sociais como o Levante Popular da Juventude, MST, MPA, MTD e Pastoral da Juventude, o objetivo do acampamento é não só discutir como funciona a nossa sociedade e quais os problemas enfrentados pelo povo, mas também fomentar a organização desses jovens para a resolução dessas questões no seu próprio cotidiano.

   Na mesa do primeiro dia, a questão debatida foi a educação pública superior brasileira. Adriana Xavier, do Levante Popular da Juventude, e Cláudio Carvalho, da Associação de docentes da Universidade Estadual da Bahia (ADUSB), trouxeram os desafios que enfrentamos atualmente para construir uma universidade pública, gratuita e de qualidade. À noite, os acampistas participaram da mesa de abertura do Festival da Juventude, evento organizado pela prefeitura da cidade. Com palestra do jornalista Paulo Henrique Amorim, a juventude do projeto popular marcou sua presença com uma intervenção sobre a democratização da mídia.


    No segundo dia, 1º de maio, a mesa de debate trouxe o tema “Que mundão é esse?”, com o objetivo de fazer uma análise da conjuntura atual da nossa sociedade e como podemos nos organizar para enfrentar o avanço do conservadorismo na nossa política. “Estamos aqui pensando num projeto de tomada de poder, um projeto de sociedade”, diz Izadora Guedes, da Consulta Popular. Pela tarde, a programação seguiu com as oficinas do Festival da Juventude e finalizou-se com uma noite cultural.




  

   Nos últimos dias, o Acampamento segue debatendo os temas “Quem são os inimigos do povo?” e “Como Mudar esse Sistema”, além da discussão dos compromissos e desafios da juventude para o próximo período. Tudo isso com muita música, batucada e animação para incendiar o fogo do pavio dessa juventude! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário