sexta-feira, 11 de abril de 2014

I Ciclo de Debates do Levante Popular da Juventude - Brumado


Por Erivan Barbosa e Vamberg Barros* 

O Levante Popular da Juventude de Brumado e a Universidade do Estado da Bahia - Campus XX/Brumado realizaram nesta quinta-feira, dia 10 de Abril, às 17 horas, uma palestra/debate com o tema "Para que(m) serve a Universidade?", com o Advogado e Coordenador do Programa em Educação em Direitos Humanos da UESB, Alexandre Garcia (Xandó).



O evento faz parte do I Ciclo de Debates do Levante Popular da Juventude e nesta primeira etapa abordou questões pertinentes à relação Universidade/Produção de conhecimento e Sociedade. A discussão esteve em torno da problemática dos jovens na Universidade, as problemáticas de classe, de Estado, a quem a Universidade está a serviço, o papel dos estudantes na conquista da Universidade que proporcione não só a permanência das camadas populares que estão entrando, destacando novas políticas sociais como Pronera, SiSU e ProUni (e suas contradições), e também a construção do ensino emancipatório, que procure a superação da divisão do trabalho intelectual com o trabalho manual, bem como a dicotomia universidade e sociedade, entendendo que se devem estabelecer aqui uma relação dialética, em que o projeto de Universidade não esteja dissociado do projeto de Sociedade. Na nossa perspectiva, portanto, que a universidade se pinte de povo!


Diante disso e com o intuito de fomentar o pensamento crítico e um novo modelo de Universidade, democrática, qualificada, popular e, consequentemente, sem opressões, é que o Levante Popular da Juventude não mede esforços em construir um novo modelo de Universidade, pautando sempre a construção conjunta do movimento estudantil e dos movimentos sociais, sendo indispensável, portanto, a construção de espaços com este dentro da Academia.

Ainda durante a palestra, foram distribuídos exemplares do Boletim do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração. O evento contou com a participação de estudantes de Letras, Direito, Sociologia e Administração, secundaristas, professores do campus e representantes de movimentos locais, como o MODERA, e integrantes do Comitê Municipal do Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.


 *Erivan Barbosa e Vamberg Barros são miltantes do Levante Popular da Juventude
Fotos: Erivan Barbosa.







Um comentário:

  1. Meus caros,
    Parabéns pelo excelente trabalho de resistência!!!

    Essa eleição será decidida na boca da urna, ou seja, pegando o eleitor indeciso no dia da votação. Por isso temos que mostrar para a população aquilo que a mídia esconde: o vício do Senador Carioca por farinha !!!

    Façamos o seguinte...

    Na madrugada da eleição devemos pegar alguns sacos de farinha, cal, ou qualquer pó branco e criarmos uma trilha, no meio da rua, de uns 50 metros, saindo do portão do local de votação.
    Todas as ruas do entorno que levam ao local de votação devem ter essa "trilha da farinha" para conduzir o eleitor o cheirador carioca.

    Fiquem tranquilos...não é crime espalhar farinha na rua!!!

    Aí, quando os eleitores estiverem se encaminhando para o local de votação devemos dizer: Vai votar no "cheirador carioca"...é só seguir a trilha do pó!!!

    Se não dermos este "tratamento de choque" no povão...eles elegerão esse engodo do PSDB.

    Não há prazo suficiente para desfazer as mentiras da mídia e politizar o povão.

    Esta trilha da farinha é simples, barata, criativa, fácil de fazer e chamará a atenção para um assunto que não será abordado, de forma alguma, nos programas ou debates da TV.

    As pessoas terão que discutir essa "qualidade" do Aécio no dia da eleição.

    A violencia urbana é um dos assuntos mais debatidos hoje em dia.

    Chamar a população para discutir essa contradição entre: pedir mais segurança contra o tráfico e votar em um traficante....é f-u-n-d-a-m-e-n-t-a-l.

    Se puderem colocar para tocar, em alguma casa próxima do local de votação "O Baile do Pó Royal" será muito importante também. Mas cuidado, carros com o som alto podem ser aprendidos, mas a música alta dentro de casa é totalmente permitido.
    http://www.youtube.com/watch?v=Hcnyf9IgHuM

    Vamos a luta...a hora é essa!!!

    Melhor não publicar este comentário para que a ação seja uma surpresa

    ResponderExcluir