terça-feira, 18 de março de 2014

A COISA FICOU PRETA: ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE DA PERIFERIA - SALVADOR


Aconteceu nesse último fim de semana, de 14 a 16 de março de 2014, o I Acampamento da Juventude da Periferia do Levante Popular da Juventude de Salvador, no Colégio Estadual Dona Leonor Calmon, no Bairro da Fazenda Grande II, Cajazeiras.
O Acampamento, que começou no dia 14 pela noite, teve como objetivo central debater os desafios e perspectivas da juventude da periferia. Trazendo elementos da realidade dos jovens que vivem nas periferias da cidade, do estado e do país, como hip hop, grafite, dança, música, trabalho, preconceito e extermínio da juventude.

Passaram pelo Acampamento cerca de 150 pessoas entre militantes do Levante Popular da Juventude que trabalham na frente territorial nas periferias de Salvador, Aracaju e Natal, e contou com jovens de mais de 30 bairros de Salvador: Alto de Coutos, Barbalho, Boca da Mata, Brotas, Cabula, Cajazeiras, Campo Grande, Castelo Branco, Chame-Chame, Costa Azul, Cosme de Farias, Doron, Fazenda Grande II e IV, Fazenda Grande do Retiro, Federação, Garcia, Itapuã, Itaigara, Jaguaribe, Jaguaripe, Liberdade, Lobato, Narandiba, Nova Brasília, Nordeste de Amaralina, Pau da Lima, Rio Vermelho, São Caetano, São Rafael, Trobogy.

Sábado pela manhã a mesa de abertura teve o tema “A Juventude da Periferia: Sonhos, Lutas e Correrias”, contou com a presença de Mara Farias, da Coordenação Nacional do Levante Popular da Juventude, que atua em Natal – RN, Sinho do Levante Popular da Juventude e Aliados Pelo Verso, de Aracaju – SE, Rafael Vaz do Levante Popular da Juventude do Bairro de Cajazeiras, e Gabriela Fontes do MST e Levante Popular da Juventude de Salvador.

No período da tarde aconteceu o cinedebate, com o Cine Maloca, foi passado o filme “O menino Joel”, documentário que trata do assassinato de Joel da Conceição Castro, de 10 anos, morto em novembro de 2010, em uma ação policial no Nordeste de Amaralina. Espaço que emocionou toda a plenária, por ser essa a realidade de muitos dos presentes, que convive ou conviveu com a realidade do genocídio do povo negro entre sua família e amigos. Contou com a presença de Andreia Santos e Hamilton Borges da Quilombo X - Ação Comunitária e Campanha Reaja ou será morto, Reaja ou será morta, Fred e Felipe do Cine Maloca, e Gabriel Machado do Levante Popular da Juventude.


Já no domingo pela manhã aconteceram oficinas de break, grafite, stencil, cadernos/blocos de anotações, capoeira, turbante, dread. Momento que integrou os jovens presentes nas atividades que tem um grande potencial de movimentar e mudar a vida do povo se acompanhadas de um objetivo em comum, um projeto que possibilite a transformação da realidade das periferias e de quem nelas mora.


Pela tarde aconteceu o espaço “Quantos negros dramas faz um rico?” e “Como construir o Levante em seu bairro” com Mário Neto da Consulta Popular e Patrícia Chaves da Coordenação Nacional do Levante Popular da Juventude. Após uma retomada histórica e analise da realidade da classe trabalhadora, o grupo debateu os desafios da juventude para os próximos períodos. Sendo um deles a construção do Plebiscito Popular por uma constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, que se mostra fundamental para a que os interesses da juventude sejam melhor representados, o que não acontece no atual sistema político. Outro desafio é a construção de atividades que estão na agenda de lutas para o ano de 2014, como a construção do Acampamento Municipal do Levante Popular da Juventude em Salvador, o II Acampamento Nacional que acontecerá em São Paulo, a II Marcha Nacional contra o Genocídio do Povo Negro, que irá acontecer no dia 22 de agosto de 2014, organizada pela Quilombo X – Ação Comunitária e pela Campanha Reaja ou será morto, Reaja ou será Morta. Sendo fundamental, para que essa construção traga conquistas para a classe trabalhadora, o comprometimento dos e das jovens presentes no Acampamento com a luta do povo e em organizar o levante em cada bairro que se fez presente.

A Juventude dos Guetos contra o Genocídio dos Pretos!
A Juventude do Brasil é FOGO NO PAVIO, FOGO NO PAVIO, FOGO NO PAVIO!



Salvador, 17 de março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário