segunda-feira, 15 de abril de 2013

Plebiscito Nacional sobre a EBSERH: A luta não pode parar!



Está ocorrendo (dos dias 15 a 19 de abril) na Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Plebiscito Nacional sobre EBSERH. O Plebiscito é um instrumento construído nacionalmente por entidades estudantis e sindicais, que objetiva potencializar a discussão nas universidades e com a população em geral a cerca da privatização dos Hospitais Universitários (HUs) e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estudantes, professores e servidores da UFBA estão colher os votos em urnas localizadas no Complexo HUPES, na Maternidade Climério de Oliveira, no RU da UFBA e em urnas itinerantes. Além disso, o Plebiscito é aberto à participação dos usuários e a população em geral.

Plebiscito no Restaurante Universitário da UFBA
A Coordenação de Saúde do Diretório Central dos Estudantes da UFBA (DCE-UFBA) se compromete com a organização do Plebiscito, juntamen
te com o Sindicado dos Trabalhadores Técnicos da UFBA e da UFRB (ASSUFBA), por compreender a importância desse instrumento no diálogo com a comunidade acadêmica e, em especial com os estudantes, cuja adesão a EBSERH pela UFBA acarretará em grandes repercussões para a nossa formação.

No ano passado, o movimento estudantil da UFBA, em parceria com os servidores e professores atuou intensamente na luta contra a adesão da nossa Universidade a EBSERH, por entender que esta se configura como uma privatização do nosso Hospital Universitário e um forte ataque a autonomia universitária. Infelizmente, apesar dos bons frutos desse processo na articulação do movimento estudantil e deste com os demais setores da UFBA, além da nossa maior aproximação do nosso hospital universitário, não conseguimos impedir a adesão à empresa.

Diálogo com a população que se utiliza do SUS
No entanto, a luta não pode parar! Estamos em pleno processo de negociação do contrato da UFBA com a EBSERH e esse processo tem ocorrido sem que estudantes, professores e servidores sejam convocados e informados.

Hoje foi realizado um ato unificado em frente ao HUPES para inaugurar o Plebiscito, exigir mais transparência no processo de contratualização da EBSERH pela UFBA e reafirmar que dizemos NÃO a EBSERH e que estaremos juntos ao movimento nacional pela inconstitucionalidade da Lei 12.550, que cria a empresa. 




SOMOS CONTRA A EBSERH!

JUVENTUDE COM ATITUDE PRA DEFENDER A SAÚDE!



Plebiscito no Hospital Universitário da UFBA

Mariana Prates militante do Levante Popular da Juventude de Salvador e Coordenadora da pasta de Saúde do DCE - UFBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário