sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Levante Popular da Juventude faz intervenção em Brumado - BA



No dia 8 de Dezembro ocorreu em Brumado-BA o Evento Abracadabra 2013, que reuniu as diversas manifestações artísticas presentes no município em torno de exposições e apresentações com a finalidade de resgatar as raízes e fomentar a cultura. Uma vez que partiu da inciativa de ativistas culturais da cidade, o evento mais uma vez escancarou o descaso dos Poderes Públicos locais para com a cultura. Diante dessas circunstâncias, militantes do Levante Popular da Juventude fizeram uma intervenção para denunciar a falta de investimentos no setor.
“Verificamos a falta de investimentos no campo da cultura por parte dos Poderes Executivo e Legislativo. Ao passo em que faltam políticas públicas destinadas à cultura, as autoridades municipais se tornam coniventes com a imposição de uma “cultura de massa”, ou seja, uma indústria cultural que oprime a mulher e nos coloca como um objeto sexual. Além disso, corroboramos a ideia de que a cultura é uma ferramenta de inclusão social e que pode cumprir um papel fundamental na retirada de nossos jovens da criminalidade e emancipando cada um e cada uma para recuperar a sua individualidade e incentivar suas potencialidades”, disse Gabriela.
Foi cobrado, ainda, a construção de um Centro Cultural (aspiração histórica dos movimentos locais e da sociedade como um todo) e a realização de uma Conferência Municipal de Cultura que possibilitasse, principalmente, a recuperação e fortalecimento da identidade regional como contraponto à imposição de uma cultura hegemônica e opressora. “Infelizmente em Brumado predomina a “cultura de massa”, que nos molda de acordo com um determinado padrão de beleza, de gostos musicais ou outras formas de homogeneização de comportamento. O sistema capitalista que nos faz individualistas é o mesmo que retira as nossas individualidades”, complementa Paulo Ricardo.
O Levante Popular da Juventude parabeniza o Abracadabra pela iniciativa de fomento às manifestações culturais no município de Brumado, ao passo em que ressaltaa omissão das autoridades locais no que diz respeito a estas manifestações. Fomentar a cultura vai além de variadas manifestações artísticas, significa recuperar nossas raízes e fortalecer nossa identidade cultural.

Juventude que ousa lutar constrói o Poder Popular!


Nenhum comentário:

Postar um comentário